Ao longo do primeiro semestre, iremos desenvolver, explorar e investigar as nossas ferramentas expressivas – o corpo e a voz – descobrindo um uso extra-quotidiano e não mecanizado dos mesmos. E iremos, também, pesquisar em torno das noções fundamentais do teatro (e da vida): tempo, espaço, narrativa. Ao mesmo tempo que insistiremos na construção do grupo, através de jogos e dinâmicas grupais que visam o estabelecimento de confiança, condição necessária à exploração profunda e enriquecedora.
No segundo semestre, procuraremos aprofundar e integrar as aprendizagens do primeiro semestre e arrancar para uma criação colectiva que culminará numa apresentação final em festa de encerramento do ano.
O presente curso não procura formar actores, mas abrir um espaço de descoberta… do teatro, claro, mas sobretudo do próprio e do outro, lançando um desafio de desenvolvimento pessoal e relacional.
Trabalhar-se-á muito com recurso ao jogo, num contexto fundamentalmente lúdico e de prazer. E procuraremos uma articulação dinâmica entre jogar, dramatizar e pôr em acção, ao mesmo tempo que partilhamos e reflectimos em conjunto a partir dos exercícios propostos.